Fonoaudióloga

O setor de Fonoaudiologia tem como objetivo prevenir transtornos de linguagem oral, voz, audição, sucção, mastigação e deglutição, habilitando ou reabilitando as pessoas com deficiências visando sua inserção em seu meio e respeitando sempre suas limitações.

Atividades desenvolvidas são: avaliações e reavaliações de linguagem, atendimentos individuais ou em grupos com duração de 30 minutos cada, sendo atendimentos ambulatoriais e que freqüentam a Instituição; Orientações a Pais e Orientações a Educadores para o desenvolvimento de atividades em grupos. Dentre os Programas oferecidos pela Instituição a Fonoaudióloga assiste aos respectivos programas.

A Fonoaudióloga da Escola Amor Perfeito atende a faixa etária de 06 meses ate a faixa etária idosa. Sendo sua carga horária de 20 horas semanais sendo 04 horas no período manhã e 16 horas no período da tarde. Atualmente na Escola Amor Perfeito a Fonoaudióloga conta com um número de 40 atendidos, que é dividido entre os horários realizados, podendo haver alterações dependendo da demanda.

Na Escola Amor Perfeito Costeira a Fonoaudióloga tem carga horária de 30 horas semanais, realizando em média 60 atendimentos.

A Fonoaudióloga da Escola Amor Perfeito Costeira atende a faixa etária de 06 meses ate a faixa etária idosa. Sendo sua carga horária de 30 horas semanais. A Fonoaudióloga realiza em média de 60 atendimentos,  podendo haver alterações dependendo da demanda. Participação semanal em reunião de equipe de saúde juntamente com a direção e coordenação para discussão e encaminhamentos de casos referentes aos alunos.

                  

Psicologia

O setor de Psicologia tem como objetivo promover o bem estar psicossocial emocional do atendido, respeitando suas limitações e desenvolvendo suas potencialidades relacionadas aos aspectos psicológico, cognitivo social e comportamental. Os atendimentos são realizados em grupos ou individuais.

As atividades são realizadas nas seguintes áreas: acompanhamento e atendimentos ambulatoriais individualizados e em grupo dos alunos que frequentam a sede da Instituição, Grupo de orientação a Pais aonde visa acolher e orientar as dificuldades encontradas pelos mesmos; Orientação de Educadores com objetivo de dar suporte dentro das bases teóricas da psicologia com foco de adaptação e adequação de comportamentos; Elaboração de Laudos e Relatórios, participação na formação de Programas que serão desenvolvidas na Instituição; acompanhamento de pessoas com deficiência que aguardam na lista de espera, grupo de orientação as Pessoas com Deficiências e visitas domiciliares quando necessária, acompanhando o Serviço Social. Também é de responsabilidade do setor de Psicologia a história clínica e o diagnostico psicológico de cada aluno.

O Grupo de Orientação a Pais é um grupo semi dirigido que trabalha com conceitos da área da Psicologia e Serviço Social. A coordenação do grupo será realizada pelas áreas citadas, mas considerando que o trabalho multiprofissional na educação especial é fundamental. A proposta do grupo se estende não somente ao atendimento direcionado a questões educacionais dos atendidos, mas tem como meta estabelecer e fortalecer um vínculo entre entidade, família e aluno. O atendimento à família é dividido em dois momentos (individual e/ ou grupos), respeitando as necessidades de cada um.

A Psicóloga da Escola Amor Perfeito atende todos os Programas da sede da Instituição, com faixa etária dos atendidos de zero até a faixa etária idosa. A carga horária é de 40 horas semanais, dividido em períodos manhã e tarde, para acompanhar, assistir e atender todos os Programas.

O Psicólogo da Escola Amor Perfeito Costeira atende a faixa etária a partir de 12 anos e 11 meses com a carga horária de 30 horas semanais, atendendo em média 60 alunos.

Participação semanal em reunião de equipe de saúde juntamente com direção e coordenação para discussão e encaminhamentos de casos  referentes aos alunos.

 

 

Fisioterapia

O objetivo da Fisioterapia é observar as necessidades individuais de cada paciente através da Avaliação Fisioterapêutica, que após esta, verifica-se a necessidade de se realizar exercícios para aprimorar e desenvolver habilidades motoras e reações, condizente com a necessidade individual apresentada pelo paciente, facilitar os movimentos ativos, corrigir a postura, alongar e fortalecer cadeias musculares selecionadas, estimular o equilíbrio, coordenação e retificação, proporcionar as mudanças de decúbito e correto posicionamento em cadeiras, mobiliários, condução e em salas, bem como estimular marcha nos indivíduos que possuem deficiência neuromotora. Atuar na prevenção de alterações osteomioarticulares, profilaxia respiratória e circulatória. Melhorar a qualidade de vida e capacidade funcional do paciente. 

As atividades realizadas dentro do setor de fisioterapia atendem todos os Programas dentro da Instituição. Os atendimentos são realizados com uma duração de 30 minutos cada. Os atendimentos se baseiam em: atendimentos individuais, orientação às professoras, atendentes, e à família, estudos de caso, encaminhamentos às áreas de especialidades médicas, reavaliação de alunos, plano de ação individual de cada aluno atendido, suporte em situações de emergência em casos de saúde dos alunos.

A Unidade Centro conta com uma Fisioterapeuta com carga horária de 30 horas semanais, divididos nos referidos dias da semana: segunda, terça, quarta e quinta-feira em período integral. Atualmente são atendidos 64 pacientes individuais.

Na Unidade Costeira conta com uma fisioterapeuta com carga horária de 30 horas semanais, atendendo em média 60 pacientes, uma fisioterapeuta com carga horária de 20 horas semanais atendendo em média 40 pacientes e uma fisioterapeuta com carga horária de 8 horas semanais atendendo em média 16 pacientes.

Participação semanal em reunião de equipe de saúde juntamente com a pedagogia para discussão e encaminhamentos de casos dos referentes aos alunos.

 

Assistente Social

Esta área tem por finalidade promover apoio as Pessoas com Deficiências, acolhendo e orientando as suas famílias. Serão utilizadas ações que promovam autonomia, inclusão social e melhoria da qualidade de vida, inserção na vida produtiva e social com ênfase para a educação, saúde, trabalho, cultura e lazer.

Que tem como objetivo a construção de plano individual ou familiar de atendimento, orientação sócio familiar, estudo social, diagnostico sócio econômico, desenvolvimento do convívio familiar, grupal e social; apoio à família na sua função protetiva, elaboração de relatórios e prontuários, articulação interinstitucional com o sistema de garantia de direitos, orientação e encaminhamentos para a rede de serviços locais.  É realizada a Triagem Social, reavaliação das triagens sociais, orientações ao Benefício de Prestação Continuada - BPC e montagem do requerimento e encaminhamento ao INSS.

A Assistente Social da Unidade Centro e Costeira atendem todos os Programas da Instituição, com faixa etária dos atendidos de zero até a faixa etária idosa. A carga horária total é de 60 horas semanais, sendo uma profissional em cada unidade, dividida em período da manhã e tarde para atendimento de todos os Programas e acompanhamentos familiares.

O Grupo de Orientação a Pais é um grupo semi dirigido que trabalha com conceitos da área da Psicologia e Serviço Social. A coordenação do grupo será realizada pelas áreas citadas, mas considerando que o trabalho multiprofissional na educação especial é fundamental. A proposta do grupo se estende não somente ao atendimento direcionado a questões educacionais dos atendidos, mas tem como meta estabelecer e fortalecer um vínculo entre entidade, família e aluno. O atendimento à família é dividido em dois momentos (individual e/ ou grupos), respeitando as necessidades de cada um.

Existe ainda, na Escola Amor Perfeito Centro e Costeira, o projeto de Inclusão no Mercado de Trabalho realizado e coordenado pela equipe de saúde com objetivo da inclusão do deficiente intelectual não somente para cumprir as legislações vigentes, mas com o propósito de seu reconhecimento como cidadãos de direitos. A proposta do projeto consiste em avaliar alunos que possuam aptidões para inclusão no mercado de trabalho, bem como, capacitá-los para melhor desenvolvimento em seu dia-dia, trabalhando sua autonomia e responsabilidade na sociedade.

Participação semanal em reunião de equipe de saúde juntamente com a direção e a coordenação para discussão e encaminhamentos de casos referentes aos alunos.

           

 

Terapia Ocupacional

O setor de terapia ocupacional tem como objetivos/ atribuições: Estimular o desenvolvimento neuro-psicomotor; estimular e/ou adequar os componentes do desempenho ocupacional sensório-motores, neuro-musculoesqueléticos, cognitivos e psicossociais, necessários para o desempenho do aluno nas atividades cotidianas; confeccionar adaptações para facilitar e/ou proporcionar maior autonomia e independência do aluno nas atividades de vida diária (AVD’S) e nas atividades do contexto escolar, familiar, social, de trabalho, de lazer; realizar adequação postural em cadeira de rodas com os objetivos de prevenir deformidades e proporcionar o engajamento do aluno nas atividades desenvolvidas no ambiente escolar; realizar orientações aos pais sobre os estímulos a serem oferecidos ao aluno nos diversos contextos em que o mesmo encontra-se inserido, para favorecer o desenvolvimento das habilidades nas atividades cotidianas; realizar orientação aos professores sobre os estímulos a serem oferecidos ao aluno no contexto escolar, maximizando sua autonomia e independência nas atividades oferecidas; confeccionar e indicar o uso de talas (órteses) para os membros superiores; realizar encaminhamentos às especialidades médicas e a outros profissionais de saúde, quando necessário; realizar visitas domiciliares para orientações aos familiares, sempre que necessário; realizar a avaliação inicial, reavaliações e revisões sempre que necessário, participando de estudos de caso em conjunto com a equipe técnica; avaliar e executar planos, programas e projetos na área de Terapia Ocupacional; emitir diagnóstico terapêutico ocupacional, pareceres e informações técnicas; participar da elaboração do Projeto Terapêutico junto com a equipe técnica; aprimorar e atualizar seus conhecimentos por meio de estudos, participação em congressos, cursos, simpósios e outras oportunidades; manter conduta ética profissional; participar de reuniões técnicas, pedagógicas e/ou administrativas.

Na Escola Amor Perfeito a carga horária da Terapeuta Ocupacional é de 20 horas semanais, atendendo todas as faixas etárias que frequentam a Entidade, sendo que no momento são atendidos individualmente 40 pacientes.

Na Escola Amor Perfeito Costeira, conta com uma terapeuta ocupacional com carga horária de 30 horas semanais, que atende em média 60 pacientes.

Ocorre ainda a participação semanal em reunião de equipe de saúde juntamente com a direção e coordenação para discussão e encaminhamentos de casos  referentes aos alunos.

 

Neurologia

Atividade do médico versa sobre o diagnóstico do estado mental de possíveis co-morbidades neurológicas, sendo realizados através de consulta periódica com duração em média 30 minutos. Sendo carga horária mensal de 16 horas dividindo 8 horas mensais em cada escola.

Psiquiatria

A atividade dessa especialidade versa sobre o diagnóstico, tratamento e reabilitação dos mais variados distúrbios mentais, sendo realizados através de consulta periódica com duração média de 30 minutos. Sendo carga horária mensal de 8 horas mensais dividas entre Escola Amor Perfeito Centro e Escola Amor Perfeito – Costeira.

Odontologia

Através de Convênio com a Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais em nossa estrutura, realizamos semanalmente atendimento em consultório odontológico especializado para todos os alunos de nossas Unidades.

 

 

Galeria de Fotos Equipe de Saúde