Nossa Estrutura

A APAE de São José dos Pinhais conta com ampla estrutura física para atendimento das pessoas com Deficiência Intelectual, Múltiplas Deficiências, Deficiência Física Neuro-motora e Transtornos Globais do Desenvolvimento.

Escola de Educação Básica Amor Perfeito -
Educação Infantil e Ensino Fundamental – Anos Iniciais na Modalidade de Educação Especial.

 

Objetivo:

Promover ações educacionais e terapêuticas no processo ensino aprendizagem, possibilitando ofertas de atividades e projetos que favoreçam o desenvolvimento das habilidades cognitivas e comportamentais, permitindo que o educando seja favorecido em sua inserção social, melhorando sua qualidade de vida, conforme proposta curricular.

Programas:

 

Estimulação Essencial

0 à 3anos e 11 meses

Pré-Escolar

4 anos à 5 anos e 11 meses

Ensino Fundamental

6 anos à 14 anos e 11 meses

Educação de Jovens e Adultos- EJA

De 15 anos sem limite de idade

 

Alunos atendidos na Unidade Amor Perfeito (Centro)

Educação Infantil

66 alunos       

Ensino Fundamental

                  36 alunos

Educação de Jovens e Adultos- EJA

                 28 alunos

 

Turno de Funcionamento

 

Turno 1 – Manhã: 7h30min às 11h55min.

Turno 3 – Tarde: 12h55min. ás 17h15min.

 

Infraestrutura:

 

 Área total do terreno: 1.349,98 m²; área construída unidade Centro: 730 m² de imóvel próprio;

            O prédio da Escola Amor Perfeito contém 10 salas de aula, 02 banheiros masculinos, 03 banheiros femininos e 03 chuveiros. Dentro do prédio central há 01 sala de assistência social, 01 sala de psicologia, 01 sala de fisioterapia e terapia ocupacional, 01 sala de coordenação, 01 sala de fonoaudiologia, 01 secretaria, 01 sala de direção, 01 sala de arte, 01 sala de educação física, 02 depósitos.

            O prédio também conta com 01 refeitório amplo, 01 cozinha, 01 almoxarifado de alimentos, 01 lavanderia, 01 almoxarifado de material escolar e produtos de limpeza, 01 panificação, 01 marcenaria, 01 sala de presidência, 01 sala de recursos humanos e financeiro, 01 pátio aberto, 01 pátio coberto,01 espaço para estacionamento dos transportes, 01 consultório odontológico, 01 sala de professores, 01 depósito da horta, 01 horta, 01 parque infantil.

 

 Capacidade de atendimento:

A meta de atendidos ou capacidade de atendimento é de 122 Pessoas com Deficiências diariamente.

2.4 Atos Oficiais

 

- Autorização do Estabelecimento: Escola Amor Perfeito – Unidade Costeira.

Resolução Nº 5683/11 – Secretaria de Estado da Educação – SEED –

16/11/2011

Aprovação do Regimento Escolar pelo NRE - Ano 2007

Ato Administrativo Nº. 656/2007

 

Nossa estrutura oportuniza atendimentos na área da Assistência Social e saúde (Psiquiatria, Neurologia, Odontologia, Fisioterapia, Psicologia, Terapia Ocupacional e Fonoaudiologia), propiciando pleno e efetivo desenvolvimento psicossocial. Dentre estes, 125 alunos são crianças e adolescentes, distribuídos nos seguintes programas:

 

 

 

 

 Organização Administrativa e Pedagógico

 

01 Diretora - 40 horas semanais

01 Direção Auxiliar – 20 horas semanais.

01 Secretário - 40 horas semanais

01 Auxiliar Administrativa

01 Telefonista

02 Pedagoga – 40 horas semanais

 

3.6 Corpo Docente

23 professores regentes de classe;

02 professores de Educação Física;

02 professores de Arte;

 

3.7 Agentes Educacionais

 

01 Merendeira – 40 horas semanais

02 Auxiliares de Cozinha– 40 horas semanais cada;

09 Agentes Educacionais – auxiliar operacional - 40 horas semanais.

03 Agentes Educacionais – serviços gerais - 40 horas semanais

 

3.8 Organização dos Atendimentos Clínicos

 

01 Assistente Social – 30 horas semanais

02 Fisioterapeuta – 52 horas semanais

01 Fonoaudióloga –20 horas semanais

01 Psiquiatra –  8 horas quinzenal

01 Neorologista – 8 horas quinzenal

01 Psicóloga – 20 horas semanais

01 Terapeuta Ocupacional – 20 horas semanais

 

c.2.1) Tabela de Atendidos da ESCOLA AMOR PERFEITO -CENTRO:

Idade

Nº atendidos

Masculino

Feminino

Estimulação Essencial

0 a 03 anos e 11 meses

 

Coordenação Pedagógica:

Tem por função principal estabelecer e fazer cumprir as normas didáticas e pedagógicas proporcionando condições favoráveis ao desenvolvimento educacional. Tem por objetivo orientar e articular as atividades realizadas pelo corpo docente.

Corpo Docente: Atuar no processo de ensino e aprendizagem buscando o desenvolvimento da experiência vivenciada do educando para o saber sistematizado, tendo em vista a apropriação e construção de conhecimentos pelos educandos e o compromisso assumido com o conjunto da Escola, através da participação em ações coletivamente planejadas e avaliadas.

Educação Física:

A Educação Física proporciona ao aluno o conhecimento de seu corpo, levando-o a usá-lo como um instrumento de expressão consciente na busca de sua independência e satisfação de suas necessidades. Oportuniza também a evolução do aprendizado como consequência natural da prática das atividades propostas, atendendo alunos na faixa etária a partir de 04 anos.

          Arte:

 

Artes Visuais: Desenvolve a socialização dos alunos, a produção e criação, a sensibilidade e o tato, a coordenação motora segmentada, habilidades e formas próprias, desenhando, pintando modelando, valorizando e respeitando as produções artísticas dos colegas, possibilitando ao sujeito conhecer, entender, compreender sua realidade.

 

Projetos Especiais da Escola Amor Perfeito

Ginástica Rítmica: A Ginástica Rítmica é uma atividade desportiva de infinitas possibilidades de movimentos corporais, realizados fluentemente em harmonia com a música e coordenados com o manejo dos aparelhos próprios desta modalidade olímpica, que são a corda, o arco, a bola, as maças e a fita. Além de ser uma manifestação pura de expressão corporal, tornou-se também uma modalidade esportiva de competição na área da pessoa portadora de deficiência. No que se refere ao esporte, ela desenvolve, em grande espectro, as capacidades físicas e as habilidades perceptivas essenciais ao crescimento, desenvolvimento e processo de maturação psicomotora. Quanto à expressão corporal, permite o fluir da emotividade através da música, do movimento e implementos. A Ginástica Rítmica visa contribuir na melhoria da autoconfiança, da autoconsciência e do fortalecimento da imagem corporal da Pessoa com Deficiência, auxiliando também, na melhoria da postura, coordenação e comunicação.

Projeto Capoeira: O ensino da capoeira representa uma oportunidade para integração entre diferentes componentes como, história, educação física, música, envolvendo os alunos dentro de um espírito de respeito ao próximo, a nossa história, nossas tradições.

Este projeto visa colocar de forma clara e objetiva os benefícios que a capoeira pode trazer no processo educacional de crianças, adolescentes e adultos com deficiência, desenvolvendo habilidades físicas, motoras, musicais, noção tempo e espaço, além de disciplina e trabalho em grupo. Trabalha os 3 valores de integração, participação, iniciativa, solidariedade, respeito, presença, autoestima, inclusão social.

Desenvolve os aspectos musicais, a criatividade, a linguagem, o ritmo e a expressão corporal; além de integrar a criança, o adolescente e o adulto com deficiência à cultura brasileira, trabalhando os fundamentos e as tradições da capoeira.

 

Projeto Literatura:

 

Visa proporcionar momentos de prazer através da contação de histórias, músicas, ampliando a capacidade da criança em expressar suas ideias e opiniões, participando ativamente de seu próprio processo de aprendizagem. Espera- se, assim, que a criança aprenda gradativamente a selecionar, classificar, planejar, solucionar, respeitar, valorizar e apreciar. Através da construção das atividades práticas, desenvolver a coordenação motora, imaginação, cooperação e trabalho em equipe.

Pretende-se com este trabalho desenvolver atividades que possibilite momentos de interação entre as crianças, estimule a oralidade, desenvolva a capacidade de produção de atividades práticas, a criatividade e a percepção auditiva e desperte nas crianças o gosto pela literatura, desenvolvendo suas potencialidades.

                 

Projeto Horta Escolar:

 

O Projeto da Horta Escolar permite que o aluno conquiste seu espaço, participando e acompanhando os ciclos, processos e dinâmicas naturais. Estimula a consciência para a preservação ambiental, oferece oportunidade para a compreensão da inter-relação e interdependência dos organismos. Por meio da Horta Escolar desenvolvem-se conhecimentos e habilidades que estimulam os alunos a produzir, descobrir, selecionar e consumir alimentos saudáveis. O presente projeto permite assim o trabalho integrado com diferentes áreas do conhecimento, saberes e atitudes.

Visa favorecer o contato com a terra, a experiência da semeadura, cuidado e colheita, autonomia, responsabilidade, consciência a cerca da alimentação saudável e trabalho coletivo.

 

 

 

OFICINAS OCUPACIONAIS TERAPÊUTICAS DE INICIAÇÃO PARA O TRABALHO

 

OFICINA MARCENARIA

 

Propiciar atividades nas quais os alunos adquiram os conceitos e habilidades específicas para várias atividades de artesanato, como desenhar com moldes, lixar, pintar e cortar, estimulando noções de pintura em madeira, decapagem e pátina.

 

 

OFICINA PANIFICAÇÃO

Conhecer as etapas de produção e as principais matérias-primas, executando- as dentro das normas e procedimentos técnicos de qualidade, segurança, higiene e saúde para a produção de produtos de panificação. Propiciar ao aluno a qualificação profissional e possível inserção no mundo do trabalho.

 

Atividades Especiais:

Semana Cultural / Mostra Apae: Promover a cultura através de apresentações e exposições em torno de um tema pré-determinado, despertando o gosto pelas atividades culturais com fins educacionais e formativos, envolvendo os alunos com deficiência intelectual, associada ou não, a outras deficiências, provenientes das diversas turmas da escola, promovendo intercâmbio social, a vivência dos aspectos positivos da cultura e da arte, de modo a ressaltar que a sala de aula também pode ser espaço cultural, artístico e formativo. 

Promover apresentações e exposições culturais e artísticas como forma de desenvolvimento e de estímulo à aprendizagem da pessoa com deficiência, oportunizando lhe atividades de expressão pessoal, incluindo e integrando a pessoa com deficiência na sociedade, contribuindo assim, para a conscientização de que a pessoa com deficiência avança no seu processo de desenvolvimento e auto realização através da expressão cultural e artística. Participam todos os alunos da escola.

 

Festa Regional Agostina: Visa integrar a comemoração da festa junina desenvolvendo o resgate social exercendo a cidadania através de ações concretas, solidárias e participativas, favorecendo a criança a ampliação de seu universo linguístico, pois a festa junina se constitui uma temática rica onde podem ser explorados diversos tipos de linguagem. Levando ao aluno o conhecimento da origem da festa junina, levando os educandos a conhecer seus símbolos e seus valores. Participam todos os alunos.

 

 

Galeria de Fotos de nossa Estrutura

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

  

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

                           

                            .